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        Tava tudo organizado e de repende aparece O COVID-19. Aniversário, Casamento, Debutantes ou Bodas. Seja qual for a festa o novo vírus acabou com a alegria de muita gente. Principalmente dos profissionais de eventos.
É preciso entrar em contato com as empresas e fornecedores para discutir quais são as alternativas oferecidas diante do avanço da covid-19 no país. A dificuldade é que os dois lados (empresa e cliente) podem ter razão, porque ninguém é culpado pela situação excepcional.
Para festas infantis ou de casamento, o consumidor terá que conversar com cada fornecedor para saber quais são as opções. Em geral, as empresas estão remarcando os eventos sem cobrar taxas. 

Porém, se houver uma cobrança e o consumidor entender como indevida, ele pode entrar em contato com o Procon.
Após a empresa e o consumidor chegarem em uma decisão, é preciso formalizar o que ficou acordado para não haver cobranças indevidas.
Caso o consumidor prefira cancelar o evento ou o serviço, é preciso conversar primeiro com a empresa. Os contratos prevêem cláusulas de cancelamento. Porém, por ser uma situação excepcional, consumidor e empresa podem tentar um cancelamento sem multas, por exemplo. 
Se o consumidor ficar em dúvida se a proposta da empresa é abusiva ou não, ele pode fazer uma consulta no Procon. Se o pagamento ainda estava sendo feito, de forma parcelada, a empresa poderá devolver o dinheiro e entrar em contato com a operadora de cartão para que a cobrança pare de ser feita. 
Se a cobrança continuar, o consumidor pode entrar em contato diretamente com a operadora de cartão. 

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